Trabalhos vinculados ao GDP “Pesquisa em EA e Contexto Escolar”
Trabalhos vinculados ao GDP “Pesquisa em EA e Contexto Escolar”
Em cada Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP), a temática será desenvolvida, priorizando-se os trabalhos apresentados no VI EPEA e que foram vinculados ao GDP, constituindo-se num espaço produtivo para socialização, aprofundamento e ampliação das discussões sobre cada trabalho a partir do foco temático do GDP. Os coordenadores dos GDPs terão acesso aos trabalhos com antecedência, de forma a permitir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
(clique sobre o código do trabalho para download)
GDP: PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTO ESCOLAR
Coordenação: Profa. Dra. Lucia de Fátima Estevinho Guido - UFU
CÓDIGO |
TÍTULO DO TRABALHO |
Concepções e Práticas de Educação Ambiental presentes nos Projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) |
|
Educação Ambiental em escolas próximas ao Pólo Industrial de Campos Elíseos: a influência do contexto industrial e do risco |
|
A educação ambiental e o projeto de sociabilidade das classes dominantes: um estudo sobre um projeto da terceira via no Brasil |
|
Educação ambiental à brasileira e o contexto de robustecimento das escolas públicas |
|
Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental |
|
Estudos culturais em educação ambiental: usos e consumos |
|
“Depredação do patrimônio escolar": um trabalho envolvendo a educação ambiental e a educação matemática |
|
Educação ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso no município de Volta Redonda/RJ, o projeto “Aprendendo a reciclar” |
|
Percepção ambiental da comunidade escolar do IF-SC Campus Florianópolis-Continente |
|
Percepção ambiental e a construção do conceito de meio ambiente entre estudantes do ensino fundamental em Montese / MS |
|
Abordagens do tema mudanças climáticas na televisão e na escola: interações na perspectiva da educação ambiental crítica |
|
A criança e suas concepções de ambiente: o desenho e o diálogo como instrumentos de avaliação em projetos de educação ambiental |
|
Resgate linguístico no territórios do Rio São Francisco: causos e modas de viola como instrumento de educação ambiental |
|
As temáticas do meio ambiente e da educação ambiental nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais |
|
Reinventando a educação ambiental: a construção coletiva de uma obra audiovisual |
|
O tema ambiente no livro didático de biologia: uma análise de conteúdo de três unidades temáticas |
|
Os contextos e abordagens do termo “tema gerador” na pesquisa e ação em educação ambiental escolar no período entre 1997 e 2009 |
|
Escola sustentável e educação ambiental: os saberes de uma comunidade na formação da cultura da sustentabilidade |
|
Políticas públicas de educação ambiental: um estudo das agendas ambientais |
|
“O tema água nos livros didáticos de Ciências da Natureza, o cotidiano (global-local-global) e as questões ambientais.” |
|
O discurso da interdisciplinaridade e da sustentabilidade nos projetos de EA escolar: desafios para políticas e pesquisas |