GDPs - Grupos de Discussão de Pesquisas

Maria Inês Gasparetto Higuchi
Pesquisa em EA e movimentos sociais
O propósito deste Grupo é discutir a produção da pesquisa científica em educação ambiental, os limites, as possibilidades dos diversos enfoques: políticos, éticos, epistemológicos e metodológicos da investigação nessa temática. O GDP pretende contribuir para as reflexões sobre aplicações e articulações da pesquisa com intervenções e suas múltiplas dimensões socioambientais. Procura-se no GDP fundamentar as questões de estudo e investigação relativas às orientações curriculares em educação ambiental a partir de intervenções sociais no cotidiano de grupos, comunidades, organizações, movimentos sociais e demais ambientes educativos. As reflexões propostas a partir dos questionamentos relacionados com a pesquisa como prática social tem como meta a construção de conhecimentos que favoreçam um maior equilíbrio na relação pessoa-ambiente.

Lucia de Fatima Estevinho Guido
Pesquisa em Educação Ambiental e o contexto escolar
A proposta deste Grupo de Discussão é compartilhar pesquisas sobre educação ambiental envolvendo o ambiente escolar com a intenção de problematizar metodologias de pesquisa que contemplem as especificidades do contexto escolar. Essa problematização se justifica pela necessidade de conduzir o pesquisador e a sua pesquisa para o espaço da sala de aula, seja em atividades de ensino ou de extensão. O debate sobre a educação ambiental no contexto escolar tem também como meta discutir critérios de avaliação dos trabalhos de pesquisa que se envolvam com tal temática.

Dimas Floriani
Pesquisa em EA e Questões Epistemológicas
O objetivo será refletir sobre alguns dos fundamentos teóricos e metodológicos do processo cognitivo sócio-ambiental em formação, tendo como referência básica o contexto histórico, social e cultural do qual emerge este pensamento, bem como seus condicionantes, a saber, o cenário das disputas materiais e simbólicas, que conformam as teorias e práticas sociais, associados ao modo de pensar e de agir, na confluência das interações entre sociedade e natureza.

Pedro Jacobi
Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Ambiental
Na ocasião pretendemos levantar e colocar em discussão, entre os participantes, pesquisas que enfocam as relações entre Justiça Ambiental e Educação Ambiental. Nesse sentido são sub-temas importantes a serem enfocados:
- Processos e práticas educativas que contribuem para ações de superação da injustiça ambiental
- Aprendizagem social como processo de construção de lógicas de articulação de atores sociais no enfrentamento da injustiça ambiental
- Globalização e desafios do movimento da Justiça Ambiental nas sua relação com a EA
- EA e Justiça ambiental no Brasil e seu contraponto com outras realidades
- Justiça ambiental e seu dialogo com outras abordagens sobre conflito social e meio ambiente
- Aprofundamento das práticas de movimentos sociais que se inserem no marco conceitual de Justiça ambiental
- Gênero, etnia nas práticas de EA na perspectiva da Justiça ambiental

Martha Tristão
Pesquisa em EA e Formação de Professores
Neste Grupo de Trabalho pretendemos debater as pesquisas desenvolvidas sobre o tema EA e formação de professores/as. A pretensão é abordar questões específicas sobre formação de professores e sua profissionalização, articulando as principais tendências que vêm marcando a profissão docente com as principais vertentes das práticas da Educação Ambiental na transição paradigmática, entre o paradigma dominante da ciência moderna e o paradigma emergente da ciência pós-moderna. A delimitação dos estudos do GT passa pela compreensão de que as concepções de conhecimento, de educação e de formação repercutem nas práticas discursivas vivenciadas pelos/as professores/as e educadores/as. Pretende-se, também, estimular e aprofundar entre os participantes as possibilidades e alternativas para implementar pesquisas sobre EA nos processos formativos.

Sandro Tonso
Pesquisa em Educação Ambiental e Políticas Públicas
A Educação Ambiental, enquanto um campo de ação e pesquisa, encontra-se numa riquíssima interface entre políticas públicas de fomento de suas ações e políticas públicas resultantes das mesmas. Este GDP tem como objetivo a identificação das principais linhas de pesquisa em Educação Ambiental e políticas públicas, o estado da arte destas linhas e o estímulo à criação e fortalecimento de grupos de pesquisadores visando a articulação entre estas linhas de pesquisa. Tais articulações estimulam não só a produção de conhecimento quanto a própria ação da Educação Ambiental produzida e produtora de políticas públicas.