Anais IX EPEA

A educação ambiental vem se inserindo em diversos programas de Pós Graduação e hoje já representa um importante campo de geração de conhecimentos. Este evento inicialmente promovido por grupos de pesquisa ligados a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP e Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto -USP-RP, mas que ao longo de 16 anos de sua realização ganha abrangência nacional, torna-se um dos principais eventos acadêmicos específicos desta temática. Em 2015, pela primeira vez, o evento foi sediado fora do estado de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, inaugurando uma nova fase que tem em todo o território brasileiro a sua possibilidade de realização.

O acontecimento deste evento em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerias, confirma essa territorialidade. Capitaneado pelo GEA - Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com os grupos de pesquisa de IES do Rio de Janeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO), o Encontro favorece a produção e o surgimento de novos núcleos de pesquisa acadêmica em nosso estado, gerando uma expertise local, favorável ao fortalecimento de grupos de pesquisa e à promoção da sustentabilidade socioambiental.

Os Anais do IX Epea reúnem aqui os 117 trabalhos efetivamente apresentados nas sessões de comunicação, que contaram com a participação expressiva da comunidade acadêmica, trazendo o tema “Democracia, políticas públicas e práticas educativas” com o objetivo de promover discussões acerca de tais relações e suas implicações à educação ambiental, aos direitos de todas as pessoas ao reconhecimento, à participação social e à distribuição igualitária de bens, serviços sociais, ambientais, econômicos, culturais e políticos.

Comissão Organizadora
IX Epea