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É com grande prazer que apresentamos à comunidade acadêmica, aos educadores das diferentes instituições educacionais do país e aos diferentes setores sociais interessados na pesquisa em educação ambiental a coletânea dos trabalhos apresentados no VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA.
A proposta para esta sétima edição do evento, que teve a sua primeira edição em 2001, é a de retomar e procurar aprofundar as nossas reflexões sobre os sentidos que temos construído sobre a temática ambiental e os significados que temos atribuído à problemática ambiental para a sociedade contemporânea. Assim, transcorridos doze anos desde a primeira edição do evento, são muitas as transfor-mações sociais que vivenciamos e muitos são os caminhos trilhados no sentido de atribuir sentidos a esta problemática e, ao mesmo tempo, buscar alternativas que nos permitam pensar o ainda “não pensado” e de apostar na construção de um mundo ainda a ser inventado. É com esta perspectiva que consideramos pertinente propor o tema Problematizando a Temática Ambiental na Sociedade Contemporânea como mote para o evento. Tal tema como um processo que informa e fundamenta nossas pesquisas no campo da educação ambiental.
O reconhecimento, a construção e a caracterização por diferentes grupos sociais do que tem sido chamada de “crise ambiental”, em diferentes regiões do mundo, no final da década de 60 e início dos 70, é acompanhada de tentativas diversificadas de compreensão deste processo. Estas tentativas têm se constituído desde tarefas mais simples, embora extensas, como por exemplo, de identificação e mapeamento das diferentes situações de degradação ambiental até o desenvolvi-mento de exercícios mais ousados de busca de modelos explicativos que nos permitam compreender as raízes dos atuais padrões de relação de nossas sociedades com os outros elementos da natureza.
Paralelamente a estes exercícios de explicitação, compreensão e de construção de sentidos sobre a temática ambiental, seguem-se tentativas de busca de modelos de ação que possam fazer frente às tendências de destruição e de degradação do mundo natural no seu sentido mais amplo.
É em resposta a esta demanda colocada pela própria sociedade que diferentes setores sociais - organizações governamentais e organizações não governamentais de diferentes matizes, a partir principalmente de meados dos anos 70, propõem e implementam atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino. Nesta década, uma série de projetos e programas de educação ambiental foi desenvolvida. Alguns revestidos de perspectivas ingênuas em relação à dinâmica social e também em relação às possibilidades e limites do processo educativo, e outros, a partir de perspectivas mais críticas e com propostas de ação voltadas para a transformação social. No entanto, em qualquer um dos casos, estas tentativas iniciais são marcadas, de maneira geral, por processos assistemáticos, sem grandes preocupações com mecanismos de avaliação e, muitas vezes, sem explicitação clara dos fundamentos teóricos e metodológicos que lhes davam sustentação.
As atividades propostas para este encontro de pesquisa pretendem retomar, dentre as questões-chave que envolvem os debates do campo da educação ambiental, a reflexão e o aprofundamento da própria temática ambiental, com os objetivos de:
• Refletir sobre as relações entre a temática ambiental e o campo da pesquisa em educação ambiental.
• Discutir as implicações da temática ambiental - compreendida como problema para a sociedade contemporânea - para os processos de produção de conhecimento no campo da educação ambiental.
• Analisar experiências de pesquisas em educação ambiental e as relações que têm se estabelecido entre questões suscitadas pela temática ambiental para a sociedade contemporânea e os processos de
produção de conhecimento para a educação e educação ambiental.
A Comissão Organizadora do evento recebeu um total de 162 Trabalhos, que foram encaminhados para a Coordenação da Comissão Científica e distribuídos para uma Comissão Científica, composta por 105 doutores com experiência na área de pesquisa em educação ambiental e, muitos deles, participantes de grupos de pesquisa em educação ambiental sediados nas diferentes regiões geográficas do país. Como tem sido de praxe nos EPEAs, cada trabalho foi avaliado por dois pareceristas e, no caso de pareceres conflitantes, um terceiro parecerista avaliou o texto. Ao final deste rigoroso e cuidadoso processo de avaliação 101 trabalhos foram aprovados, sendo que os 90 trabalhos efetivamente apresentados estão aqui reunidos nos Anais do evento.
Merece registro a representação no evento de pesquisadores de diferentes estados brasileiros e mesmo a presença de educadores ambientais de alguns países latino americanos, que conta nesta edição com trabalhos da Argentina e do México.
Esperamos que este VII EPEA, com as diversas atividades realizadas – Conferências, Mesas Redondas, Seções de Apresentação e Discussão dos Trabalhos, Grupos de Discussão de Pesquisas e Atividades Culturais, possa ter contribuído para o aprofundamento e consolidação das discussões sobre pesquisa em educação ambiental no Brasil e no continente sul americano.
Comissão Organizadora do VII EPEA