Anais V EPEA

A concepção do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) está relacionada ao histórico dos EPEAs desde 2001, quando o grupo de pesquisadoras/es que está organizando esta quinta edição do evento concebeu o I EPEA. Este grupo é formado, desde o início dos EPEAs, por pesquisadoras/es de 3 instituições de ensino superior do Estado de São Paulo - o Grupo de estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEA, da Universidade Federal de São Carlos, o Grupo de Pesquisa “A Temática Ambiental e o Processo Educativo" - Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Unesp/Rio Claro e o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (LAIFE) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

A história bem sucedida dos EPEAs realizados em 2001, 2003 e 2005 e 2007, evidenciada pela resposta da comunidade científica do país envolvida com pesquisa em educação ambiental e a experiência acumulada pelos grupos de pesquisa envolvidos na organização da proposta oferecem elementos motivadores para a proposição do V EPEA.

Algumas das questões que se colocavam para o grupo na organização do I EPEA eram: o que marca esta produção científica a partir dos anos 90? Quais são as orientações teórico-metodológicas presentes nestes trabalhos? Há alguma tendência marcante em relação a esses aspectos quando esta produção se torna mais intensa, no final dos anos 90? Essas primeiras questões colocadas quando da elaboração da proposta para o I EPEA continuam presentes e podem ser entendidas como questões que acompanham a história desses eventos e que vem se constituindo como um “programa de pesquisa” que desafia a comissão organizadora do evento na busca de construção contínua de respostas, nunca definitivas e acabadas. No entanto, somam-se a elas outras tantas que as experiências com o II, o III e o IV EPEA impõem, além de outras demandas colocadas pelo próprio processo de construção do conhecimento científico, em especial na área da educação.

O tema escolhido para este V EPEA está dirigido a reflexões sobre a formação do campo de pesquisa em educação ambiental. Como sabemos, tanto a educação ambiental, quanto a pesquisa sobre ela vêm se constituindo nas últimas duas décadas, a partir da emergência do que se convencionou chamar de crise ambiental. A pesquisa em educação ambiental precisa ser compreendida como um campo em formação, em busca de sua identidade, ou seja, do delineamento de suas questões, teorias, fronteiras e zonas de intersecção com áreas próximas, especialmente os campos educacional e ambiental, assim como de sua institucionalização (especialmente nos cursos de pós-graduação) e da formação de profissionais.

São ainda poucos os trabalhos que dirigem a investigação e discussão para análises deste campo, embora identifiquemos que já começam a surgir contribuições nesta área no país, o que pode ser verificado, por exemplo, pela apresentação de três trabalhos voltados para o estado do conhecimento no campo no IV EPEA. No exterior, já há também algumas análises desta natureza nos periódicos e eventos da área.

O evento está, assim, organizado de forma a tomar o debate sobre a configuração do campo da pesquisa em educação ambiental como orientador das discussões a serem propostas nas conferências e mesas-redondas. A intenção é a de aprofundar o debate sobre pressupostos epistemológicos e os fundamentos metodológicos inerentes aos processos de investigação do processo educativo de maneira geral e do processo educativo relacionado com a temática ambiental de forma particular.

É a partir dessa perspectiva que se definem os objetivos para o V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: “Configuração do campo de pesquisa em educação ambiental”, assim expressos:

- Discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em educação ambiental;

- Aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas em educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental;

- Identificar e analisar tendências da pesquisa em educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação e em outros espaços institucionais e não institucionais, em especial, os aspectos relacionados com a configuração do campo em questão.

O sítio do encontro - www.epea.tmp.br - cuja proposta é ser um espaço virtual permanente de contato entre pesquisadoras/es da área, deverá, em breve, disponibilizar os artigos e textos da Revista de Pesquisa em Educação Ambiental. Convidamos a todas/os a colaborar na manutenção desse movimento dinâmico e contagiante da educação ambiental brasileira e desejamos um evento proveitoso em todos os aspectos!