É com grande satisfação que apresentamos aos educadores interessados na Temática Ambiental e à comunidade acadêmica, o número especial da Revista Educação Teoria e Prática que se constitui nos Anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: Tendências Perspectivas. Este evento de caráter interinstitucional, envolvendo a UNESP, USP e UFSCar, realizado em Rio Claro, SP, nos dias 29,30 e 31 de julho de 2001, na Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, foi proposto com os seguintes objetivos: • identificar e analisar as tendências e perspectivas da produção científica sobre a Educação Ambiental; • discutir , analisar e divulgar trabalhos de pesquisa sobre esta temática; • fornecer subsídios para uma caracterização inicial do estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no país e suas perspectivas. Foi grande a receptividade da comunidade acadêmica quanto à proposta deste Evento. Foram registradas 300 inscrições de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, oriundos de 21 estados da federação. Durante o evento foram realizadas três conferências e duas mesas-redondas. A conferência de abertura esteve a cargo do Prof. Dr. Gerd Bomheim, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e teve como título A Temática Ambiental na Sociedade Contemporânea. O Prof. Dr. Antonio Joaquim Severino, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, segundo conferencista, desenvolveu o tema A Relevância Social e a Consistência Epistêmica da Pesquisa em Educação: subsídios para se avaliar a pesquisa em educação ambiental. A última conferência do Encontro foi proferida pelo Prof. Dr. Christopher Gayford, da Universidade de Reading, Inglaterra, que traçou um panorama da Pesquisa em Educação Ambiental no Reino Unido. As mesas-redondas tiveram como tema Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: formação de professores, currículo, movimentos sociais. Apresentamos nesta edição da revista Educação: Te olhares de diferentes regiões e Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: formação de professores, currículo, movimentos sociais. Apresentamos nesta edição da revista Educação: Teoria e Prática os textos, na íntegra, das conferências e das mesas redondas. Cumpre destacar que o texto da conferência de abertura corresponde à transcrição da referida conferência, com pequenas alterações do ponto de vista formal, com o intuito de tornar o texto mais fluente. A conferência na íntegra encontra-se no CD que é parte integrante da Revista. Durante o Encontro foram apresentadas 76 comunicações de relatos de pesquisa ou ensaios críticos, cujos resumos são apresentados neste volume. O texto completo destes trabalhos também estão publicados no CD ROM. O tema do evento "Pesquisa em Educação Ambiental” foi o eixo articulador das diferentes atividades desenvolvidas seja nas conferências, nas mesas redondas ou nas comunicações orais. A reunião, nesta Revista, dos relatos dessas pesquisas abrem múltiplas e amplas possibilidades de análises e fornecem elementos importantes para que possamos aprofundar um dos objetivos do Encontro, qual seja, o de identificar tendências e perspectivas desse novo campo de prática e de pesquisa na área educacional. As discussões iniciais realizadas durante o evento e algumas sínteses, muito gerais, delineadas a partir dos pontos levantados na sessão de encerramento do Encontro nos indicam, dentre outras tendências, uma vinculação muito próxima das pesquisas em educação ambiental com a ação, indicando um dimensão política muito clara e um forte compromisso com a problemática social. Ao mesmo tempo, os referenciais teóricos que têm sustentado as reflexões a ela vinculadas são bastante diversificados no que diz respeito às suas dimensões filosóficas, sociológicas, psicológicas ou didático-pedagógicas. Observa-se ainda que, embora um bom número de pesquisas apresentadas no Encontro tenham traçado um encaminhamento metodológico adequado para o desenvolvimento do trabalho, muitas pesquisas em EA mostram-se ainda pouco estruturadas em termos de metodologia de pesquisa científica. Parece ter ficado bastante clara, na sessão de encerramento, a necessidade de dedicarmos uma atenção especial para esses aspectos, em um próximo Encontro. Na tentativa de delinearmos algumas perspectivas que se abrem a partir deste primeiro Encontro, ficou bastante evidente para os participantes do evento a necessidade de continuar os esforços para criar uma cultura de reflexão rigorosa, de sistematização de dados, análises e interpretação de resultados com base em referenciais teóricos sólidos e coerentes, evitando, dessa forma, generalizações apressadas e generalidades muitas vezes presentes nessa área. Foram várias as manifestações positivas, na sessão de encerramento do Encontro, quanto ao significado de uma primeira reunião científica no país com o objetivo específico de discutir a pesquisa em educação ambiental. Além disso, as possibilidades de reflexão oferecidas pelas conferências, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalhos foram enfatizadas por muitos dos presentes como uma oportunidade concreta de avaliação das experiências e concepções pessoais sobre educação ambiental, além da construção de um quadro sobre as experiências brasileiras nesta área. É nesse sentido que, entendendo a oportunidade e pertinência de continuarmos nesta tentativa, a comissão organizadora do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: tendências e perspectivas anuncia para 2003 a realização do segundo Encontro. Esperamos que, com sua participação, possamos dar continuidade e aprofundar os estudos e as reflexões acerca das pesquisas em educação ambiental. Comissão Organizadora