TRABALHOS
ACEITOS V EPEA |
TRAB |
AUTOR |
TRABALHO |
T8 |
Adriano
Pereira Santos |
Desenvolvimento
capital e naureza: contradições sociais e limites ambientais da produção
agroindustrial canavieira |
T45 |
Alberto
José Tabosa Vila, Francisco José Pegado Abílio |
Bioma
caatinga e Educação Ambiental no semi-árido: vivências integradoras na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
T82 |
Alessandra
Aparecida Viveiro, Luciana Maria Lunardi Campos |
Formação
de professores de ciências e a temática ambiental: um olhar sobre o curso de
licenciatura |
T111 |
Alessandra
Buonavoglia Costa-Pinto, Andréa Quirino de Luca, Mario Mariano Ruiz
Cardoso |
Uma
análise preliminar da trajetória de formação dos educadores-articuladores do
Coletivo Educador Ambiental de Campinas, SP |
T46 |
Alex
Navarro Vasconcellos, Carlos Frederico Loureiro |
Caracterização
geral da educação ambiental no Brasil: a produção acadêmica de mestrado entre
2003 e 2007 |
T108 |
Aline
Gevaerd Krelling, Leandro Belinaso Guimarães, Vera Lícia Vaz de Arruda |
Tecendo
encontros e experiências através da educação ambiental |
T56 |
Aline
Viégas, Carlos Frederico Loureiro |
Contribuições
da teoria ideológico-enunciativa de Mikhail Bakhtin para a pesquisa em
Educação Ambiental |
T11 |
Ana
Lucia Godoy, Nildo Avelino |
Educação,
Meio Ambiente e Cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle |
T34 |
Ana
Lucia Gomes Cavalcanti Neto, Edenia Maria Ribeiro do Amaral |
Análise
de concepções dos professores de ciências sobre educação ambiental e
estratégias para a ação didática |
T15 |
Ana
Maria Marques Santos, Carlos Frederico Bernanrdo Loureiro |
O
conflito como possibilidade das ações socioambientais no âmbito democrátivo -
das relações entre sociedade civil, estado e mercado |
T75 |
ANDRESSA
LEMOS FERNANDES |
Educação
Ambiental na Educação Infantial: sentidos produzidos no cotidiano |
T105 |
Ariane
Di Tullio, Flávia Torreão Thiemann, Valéria Ghisloti Iared, Tamiris Lousada
Mário, Géria Maria Montanari Franco |
São
Carlos de todos nós: avanços e possibilidades na construção de um currículo
em Educação Ambiental para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de São
Carlos - SP |
T78 |
Bernadete Benetti |
Enfoques
da temática ambiental no trabalho didático de futuros professores de Ciências
e Biologia |
T83 |
Carla
Gracioto Panzeri, Gabriel Gerber Hornink, Maurício Compiani |
Imagens
e os sentidos de Educação Ambiental construídos por professores
paraticipantes de um projeto de formação continuada |
T41 |
Carolina
Messora Bagnolo |
A
relação empresa e professor no que tange à Educação Ambiental:
responsabilidade de quem? |
T26 |
Caroline
Pinto de Oliveira Orsi, Dalva Maria Bianchini Bonotto |
A
educação ambiental e a construção da cidadania: a proposta da agenda 21
escolas |
T61 |
Cássia
Rodrigues de Jesus, Yassuko Iamamoto e Daniela Gonçalves de Abreu |
Desafios
na formação ambiental dos profissionais da área de Química: contribuições e
análises |
T127 |
Cecília
Santos de Oliveira, Marcia Serra Ferreira |
Educação
Ambiental na escola: investigando os objetivos dos professores das
disciplinas escolares Ciências e Biologia |
T118 |
Daniel
Fonseca de Andrade |
Existe
a possibilidade de diálogo entre a educação ambiental e a educação para o
desenvolvimento sustentável? |
T44 |
Daniela
Bertolucci de Campos, Rosa Maria Feiteiro Cavalari |
A
temática ambiental e o ensino de Biologia: o professor enquanto sujeito
ecológico |
T39 |
Daniele
Cristina de Souza, Rosana Figueiredo Salvi |
A
pesquisa em educação ambiental nas pós-graduações strictu sensu brasileiras-
algumas análises em andamento |
T116 |
Diana
Fabiola Moreno Sierra, Leonardo Fabio Martinez Pérez, Jandira Líria
Biscalquini Talamoni |
Educação
Ambiental em alguns cursos de Licenciatura: subsídios para pensar a formação de professores |
T117 |
Edna
Kunieda, Haydée Torres de Oliveira |
Espaços
Educadores no contexto do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos,
Araraquara, Jaboticabal e Região/SP): do conceito à formação em educação
ambiental |
T84 |
Edvanderson
Ramalho dos Santos, Adriano Charles Ferreira, Ademir José Rosso |
Investigação
das referências utilizadas nos trabalhos sobre Educação Ambiental
apresentados no I, II e III ANPEDSUL |
T43 |
Elder
de Lima Magalhães, Ermelinda Moutinho Pataca |
As
contribuições da relação entre a formação acadêmica e atividades de extensão
para a educação ambiental: um estudo sobre o programa "USP Recicla" |
T29 |
Elvira
Suzi dos Santos Bitencourt Garção, Sonia Barreto Freire |
A
ética da responsabilidade como uma nova perspectiva para a relação homem/
natureza |
T27 |
Fabiana
Aparecida de Moraes, Denise de Freitas, Vânia Gomes Zuin |
A
Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos
livros didáticos de Ciências |
T109 |
Fabiane
de Paula Silva, Luciana Falcon Cassini, Jandira Biscalquini Talamoni |
Tendências
da pesquisa em Educação ambiental: um olha sobre os Encontro de Pesquisa
Educação Ambiental |
T79 |
Fábio
Alves Leite da Silva |
Ensino
Superior, especialização e formação do educador ambiental: uma análise
crítica dos cursos lato sensu em Educação Ambiental no Estado do Rio de
Janeiro |
T23 |
Fernando
Aparecido de Moraes, Marilda Shuvartz |
A
concepção de meio ambiente de professores de escolas públicas da rede
estadual de ensino do município de Aparecida de Goiânia- GO |
T80 |
Fernando
Protti Bueno |
Estudo
sobre as metodologias de Educação Ambiental aplicadas as atividades
turístico-recreativas na natureza |
T130 |
Flávia
do Nascimento Ribeiro |
As
tessituras da Educação Ambiental na região do Caparaó Capixaba: a formação
dos sujeitos engajados |
T31 |
Flávia
Maria Gonçalves de Sant´Ana, Amadeu José Montagnini Logarezzi |
A
importância das condições socioambientais do entorno de comunidades de
aprendizagem para a ação de transformação social: o caso da Emeb A. S.
Moruzzi de São Carlos-SP |
T89 |
Flávia
Torreão Thiemann, Ariane Di Tullio, Valéria Ghisloti Iared, Tamiris Lousada
Mário, Géria Maria Montanari Franco |
O
ecossistema urbano como fonte de inspiração para projetos e atividades de
Educação Ambiental nas escolas - projeto São Carlos de Todos Nós |
T123 |
Francisco
José Pegado Abílio |
Educação
ambiental no bioma caatinga: formação continuada de professores de escolas
públicas de São João do Cariri, Paraíba |
T21 |
Francisco
José Pegado Abílio, Antonia Arisdélia Fonseca M. A. Feitosa, Aires Umberto
Vieira |
Ação
social, processos educativos e sustentabilidade: uma expressão da educação
planetária no sertão nordestino brasileiro |
T94 |
Gabriele
Nigra Salgado, Haydée Torres de Oliveira |
Percepção
ambiental de professoras/es envolvidos no Projeto Brotar (Microbaca do
Córrego Água Quente, São Carlos/ São Paulo) como subsídio à Educação
Ambiental |
T36 |
Guilherme
Trópia, Artur Queiroz Guimarães, Flávia Elizabeth de Castro Viana |
Análise
de um recurso didático utilizado em projetos de Educação Ambiental: reflexões
a partir do enfoque CTSA |
T97 |
HUGO
DA SILVA FLORENTINO, Francisco José Pegado Abílio |
Percepção
e atividades integradoras de Educação Ambiental com educandos do Ensino Médio
de Soledade - PB |
T124 |
Janaína
Roberta dos Santos, Dalva Maria Bianchini Bonotto |
As
fronteiras entre humanidade e animalidade: as contribuições do humanismo |
T59 |
Jéssica
do Nascimento Rodrigues, Mauro Guimarães |
Crise
e Educação Ambiental:um olhar sobre o olhar do educador |
T1 |
José
Roberto Gomes de Paula Júnior , Antonio Sergio da Silva |
A
cidadania ambiental num bairro de periferia: Possibilidades de Formação
usando a Pesquisa- Ação- Participante |
T120 |
Juliana
Aparecida de Souza Miranda, Rodolfo Antônio de Figueiredo |
Percepção
e valores dos insetos no ensino fundamental de escola pública em Araraquara,
SP |
T58 |
Juliana
Rezende Torres, Demétrio Delizoicov |
Contribuições
da Abordagem Temática Freireana para a Educação Ambiental no contexto formal |
T3 |
Lara
Moutinho da Costa |
A
Floresta Sagrada da Tijuca – estudo de caso de conflito envolvendo uso
público religioso de Parque Nacional como contribuição para a educação
ambiental crítica em unidades de
conservação |
T18 |
Lara
Moutinho da Costa |
Territorialidade
e racismo ambiental: elementos para se pensar a educação ambiental crítica em
unidades de conservação |
T119 |
Larissa
Pinto Lopes, Márcio Luiz Freire de Albuquerque, Francisco José Pegado Abílio |
Percepção
Ambiental dos discentes de ensino médio de uma escola pública de João
Pessoa-PB sobre temáticas ambientais e biodiversidade |
T62 |
Leandro
Santana Moreira, Gláucia Soares Barbosa, Thiago Henrique Gomide alvin,
Viviane Sodré Moura, Renato Totti Maia, Letícia Binifácio Fávaro |
Diagnóstico
socioambiental das comunidades do entorno do Parque do Brigadeiro/MG –
Olhares iniciais sobre o Projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis |
T38 |
Lucas
André Teixeira, Jandira Líria Biscalquini Talamoni, Marília Freitas de Campos
Tozoni- Reis |
Análise
do processo participativo nos projetos ambientais desenvolvidos em um bairro
de Bauru (SP) |
T42 |
Lucas
André Teixeira, Jandira Líria Biscalquini Talamoni, Marília Freitas de Campos
Tozoni- Reis |
A
relação forma e conteúdo no processo educativo dos projetos ambientais
desenvolvidos em bairro de Bauru (SP) |
T73 |
Lucas
Soares Vilas Boas Ribeiro, Eugenio Batista Leite, Maria Luiza Rodrigues da
Costa Neves |
Educação
Ambiental em Diferentes Licenciaturas - Formação Docente |
T72 |
Luciana
da Silva Caretti |
Educação
Ambiental e livros paradidáticos infantis: limites e possibilidades no
processo educativo |
T67 |
Luciana Ferreira da Silva |
Educação
Ambiental Crítica e Trabalho: entre reproduzir e produzir criativamente |
T14 |
Luciana
Lígia Belarmino Gonçalo |
Jornalismo
Ambiental e Educação: uma alternativa viável |
T2 |
Luciano
Luiz da Silva, Edna Maria Diniz, Julia Salvador Martins, Cristiano Pedroso de
Moraes, Leilne Francisca Pereira |
A
Educação Ambiental no ensino escolar de alunos com necessidades educacionais
especiais: difundindo a questão ambiental |
T20 |
Luiza
Maria Abreu de Mattos, Carlos Frederico Bernardo Loureiro |
A
avaliação em Educação Ambiental: um estudo de caso sobre um projeto no
contexto do licenciamento, o Projeto Pólen |
T100 |
Marco Antonio Sampaio
Malagodi |
Processos
coletivos de formação socioambiental: para além das palavras, a partir delas |
T128 |
Marcos
Pinheiro Barreto |
Educação,
Meio Ambiente e História: uma Pedagogia para evitar O Beijo da Morte |
T92 |
Maria
Cordeiro de Farias Gouveia Matos |
Panorama
da educação ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação
Ambiental |
T87 |
Maria
Cristina Pansera-de-Araújo, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Ediliane de
Oliveira Boff |
Novas
abordagens de velhas questões - situação de estudo “Ambiente e vida: o ser
humano nesse contexto" |
T90 |
Maria
da Conceição Vieira de Almeida, Maria Helena de Freitas Câmara |
O
estudo do ecossistema caatinga na perspectiva da Educação Ambiental |
T32 |
Maria
da Fatima Rodrigues Makiuchi |
Alteridade
e Educação Ambiental |
T121 |
Maria
de Lourdes Spazziani, Jane Ferreira dos Santos |
A
formação de conceitos e de práticas socioambientais em jovens de uma escola
pública |
T53 |
Maria
Gorete Cavalente Pequeno, Maria Eleni Henrique da Silva, Helena Pecorelli |
Concepção
da Educação Ambiental no contexto da Pós - Graduação em educação |
T25 |
Maria
Jacqueline Girão Soares de Lima, Carlos Frederico Loureiro |
A
disciplina Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos
Búzios (RJ): contexto, políticas e práticas curriculares |
T93 |
Marilia
Almeida Reis, Marcos Lopes de Souza |
Para
onde vai o meu lixo? Análise de uma ação educativa desenvolvida com discentes
do ensino fundamental |
T81 |
Marília
Freitas de Campos Tozoni-Reis, Jandira Líria Biscalquini Talamoni, Sonia
Silveira Ruiz, Diana Fabiola Moreno Siena, Fabiane de Paula Silva, Jorge
Sobral da Silva Maia, Juliana Pereira Neves, Luciana Falcon Cassini, Marina
Battistetti Festozo, Nadja Janke, Regina Helena Munhoz |
Fontes
de Informação dos professores da Educação Básica: subsídios para divulgação
dos conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental |
T52 |
Matheus
Fabricio Verona, Álvaro Lorencini Júnior |
Concepções
de Educação Ambiental e a formação inicial de professores de Ciências e
Biologia: uma análise da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) |
T107 |
Mayla
Willik Valenti, Pavel Dodonov, Daniela Bostoluzo de Lorenzo, Haydée Torres de
Oliveira |
Subsídios
para processos reflexivos em projetos de educação ambiental |
T37 |
Michel
Pisa Carnio, Danitielle Cinele Simonato, Dionízio Paschoareli Junior,
Carolina Buso Dornfeld |
Análise
do conhecimento de alunos do Ensino Fundamental acerca da temática “Fontes
renováveis de energia” |
T125 |
Miriam
Suleiman, Maria Cristina de Senzi Zancul |
A
temática ambiental em livros didáticos de ciências para o ensino fundamental |
T50 |
Monica
Lupião Lobainhas |
Comunicação
Pública da ciência em educação ambiental: uma responsabilidade compartilhda
entre cientistas e educadores |
T104 |
Paola
Maia Lo Sardo, Vânia Gomes Zuin, Haydée Torres de Oliveira |
Representações
de meio ambiente de educandas/os do Ensino Fundamental do Assentamento Bela
Vista do Chibarro (Araraquara/SP): subsídios para construções coletivas em
Educação Ambiental |
T99 |
Paula
Cristina Moreira Neto, Wildon Luiz Pereira dos Santos |
Projeto
de Educação ambiental em escolas do ensino fundamental: atividades
esporádicas ou integradas em uma perspectiva da ecopedagogia? |
T113 |
Poliana
Arruda Fajardo, Edilson Moreira de Oliveira |
Zoológico
Municipal de São José do Rio Preto: potencial turístico, animais na Educação
Ambiental e melhorias estruturais |
T51 |
Renato
Eugênio da silva Diniz, José Carlos da Fonseca, Rosimari Aparecida Viveiro
Ruy |
Concepções
de estudantes sobre a relação: homem-natureza e a influência da tecnologia
sobre o ambiente:uma análise na perspectiva TSAUMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA
CTSA |
T22 |
Rodrigo
de Azevedo Cruz Lamosa |
A
centralidade do Trabalho na Educação Ambiental: um ensaio sobre a afirmaçõ do
trabalho |
T103 |
Rodrigo
Launikas Cupelli |
(Re)pensando
a conscientização: experiências e conflitos nos diálogos socioambientais |
T64 |
Rodrigo
Launikas Cupelli, Maria do Carmo Galiazzi |
Dos
(auto)relatos às narrativas ficcionais: as (re)existências de uma comunidade
interpretativa de professores educadores ambientais |
T69 |
Rones
de Deus Paranhos, Marilda Shuvartz |
Educação
Ambiental e Educação de Jovens e Adultos em Políticas Públicas Brasileiras |
T110 |
Rosana
Louro Ferreira Silva, Nilva Nunes Campina |
Tipologia
de análise de concepções de educação ambiental: possibilidades e limites para
o reconhecimento da pluralidade da área |
T9 |
Sandro
Alves Côrrea, Robson de Jesus Nones |
Desenvolvimento
turístico e qualidade de vida: a percepção do morador como base para
trabalhos de educação ambiental |
T4 |
Silvio Marchini, David W.
Macdonald |
A
onça pintada na Percepção de crainças e jovens: implicações para a educação
ambiental |
T101 |
Thaisa
de Freitas Oliveira, Milena Vieira Costa, Ângela Maria Zanon |
Publicações
de Educação Ambiental para a educação formal em periódicos eletrônicos do
portal Periódicos da CAPES: pesquisa sobre o “estado da arte” no período de
2006 a 2008 |
T96 |
Thiago
Leite de Melo Ruffo, Márcio Luiz Freire de Albuquerque, Antônio Carlos Dias
de Santana, Francisco José Pegado Abílio |
Percepção
de educandos de escolas públicas do município de João Pessoa-PB sobre os
conceitos de Educação Ambiental e Meio Ambiente |
T91 |
Valéria
Ghisloti Iared, Flávia Torreão Thiemann, Haydée Torres de Oliveira, Ariane Di Tullio, Géria Maria Montanari
Franco |
O
projeto Hortas Orgânicas Comunitárias e Pedagógicas na Rede Municipal de São
Carlos (SP): um estudo de caso |
T102 |
Valéria
Viana Labrea e Maria de Fátima Makiuchi |
Rede
Brasileira de educação ambiental: a dança dos sentidos |
T47 |
Vitor
Tavares Gaspar |
Coletivos
Educadores e Tecnologia Social, início de diálogo |
T115 |
Viviane
da Silva Junta, Luiz Carlos Santana |
Concepções
de Educação Ambiental e suas abordagens políticas: análise dos trabalhos dos
encontros de pesquisa em educação ambiental (I, II, III EPEAs) |
T98 |
Zara
Faria Sobrinha Guimarães, Wildon Luiz Pereira dos Santos, Patricia Fernandes
Lootens Machado, Joice de Aguiar Baptista |
Projetos
de Educação Ambiental em escolas do Distrito Federal: a difícil tarefa da
sistematização e da interdisciplinaridade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|